quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Rede Solidária da Pesca realiza Oficina de Formação de Formadores


De 18 a 22 de setembro foi realizada em Barra do São João, distrito de Casemiro de Abreu/RJ, a Oficina de Formação de Formadores do Projeto “Educação e Trabalho em Rede: a formação social dos trabalhadores da pesca artesanal e de pequena escala na Rede Solidária da Pesca”.

Esse projeto é parte do Plano Nacional de Qualificação em Economia Solidária – PLANSEQ ECOSOL e foi conquistado pela Rede Solidária da Pesca em 2008, quando participou dos editais públicos com uma proposta de formação social voltada aos pescadores de quatro territórios que compõe a rede: territórios Médio e Alto Solimões/AM, Baixo e Médio Amazonas/PA, Litoral Fluminense/RJ e Alto-Médio São Francisco/MG.

Essa oficina teve como objetivo preparar os educadores e equipes pedagógicas para a execução dos cursos previstos no PLANSEQ ECOSOL (SENAES/MTE) da Rede Solidária da Pesca e envolveu técnicos, professores, estudantes, pescadores e aquicultores familiares do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A oficina abordou temas conceituais, como aqueles ligados aos conteúdos programáticos do curso “Gestão Social da Cadeia Produtiva da Pesca Artesanal”, como Economia Solidária, Gestão Democrática e Autogestão, assim como temas teóricos metodológicos como educação popular, organização dos conteúdos programáticos, técnicas e recursos didáticos e outros assuntos referentes a prática de ensino e aprendizagem envolvida na execução dos cursos e oficinas.

Nessa oportunidade concretizou-se a proposta de formar uma rede de educadores populares da Rede Solidária da Pesca, que tem como objetivo organizar e dar continuidade ao processo de formação de formadores, proporcionar um acompanhamento das ações educativas e construir o Projeto Educacional da Rede Solidária da Pesca.

Agora é a vez da Oficina de Formação de Formadores Pará e Amazonas, na região Norte.
Vamos pra luta!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

II Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária


Nos dias 01 e 02 de outubro o SOLTEC - Núcleo de Solidariedade Técnica da UFRJ e o Fórum Estadual de Economia Solidária realizam o II Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária, cujo tema desse ano será Territórios em Rede. O Festival está organizado em três partes: Troca de Saberes, Trocas Culturais e a Feira de Produtos e Serviços e acontecerá no Campus do Fundão (Cidade Universitária), no Centro de Tecnologia.

Nas Trocas de Saberes na manhã do primeiro dia teremos uma mesa será sobre tecnologias sociais, economia solidária nos territórios e no segundo o debate é sobre a experiências das fabricas recuperadas pelos trabalhadores. A tarde, com uma programação simultânea, o público terá de escolher entre os eixos temáticos: culturas tradicionais e etnodesenvolvimento, agroecologia e agricultura familiar, rede de gestores e políticas públicas, tecnologia da informação e comunicação, cadeias e rede solidária de resíduos e estratégias de formação em economia solidária.

Na Feira o visitante terá oportunidade de conhecer e comprar os produtos e serviços oferecidos pelos empreendimentos de Economia Solidária, que incluem artesanato, alimentação natural, roupas customizadas e objetos de decoração. Os interessados poderão se inscrever nas Oficinas de reciclagem de papel, fotografia e de aquecedores soar. Uma novidade deste ano será a Feira de Trocas, onde não é permito o uso de dinheiro. Quem tiver alguma coisa que não precise pode levar e negociar por outra que tenha interesse.

Nos dois dias a programação dura o dia inteiro e terá no intervalo do almoço um gostoso e variado cardápio oferecido pelas Trocas Culturais. Aprogramação reúne produções da universidade e da cultura popular e inclui exposições, dança, performance e poesia. Após os debates, no final da tarde, o programa reserva momentos de descontração com espetáculos de jongo e samba de roda.

Os trabalhadore(a)s da economia solidária poderão participar de um curso de formação, que será concluído durante o Festival. As inscrições para esse curso serão feitas através dos Fóruns Locais de Economia Solidária.

Toda a programação é gratuita, mas como diversas atividades têm número de vagas limitadas a preferência de participação será de quem se inscrever primeiro. Portanto não perca tempo. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site do Festival no endereço www.soltec.ufrj.br/festival.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Definida as datas das Oficinas de Formação de Formadores - PLANSEQ/ECOSOL



A Rede Solidária da Pesca, após a realização do Seminário de Construção do Projeto Educacional em julho desse ano, inicia mais uma mobilização para a executar as duas Oficinas de Formação de Formadores referente ao Projeto "Educação e Trabalho em Rede: a formação social dos trabalhadores da pesca artesanal e de pequena escala na Rede Solidária da Pesca" - PLANSEQ ECOSOL, uma parceria da Rede com o MTE/SENAES.

A primeira oficina acontece de 18 a 22 de setembro e envolverá os territórios Litoral Fluminense/RJ e Alto-Médio São Francisco/MG. A segunda, prevista para outubro, está prevista para ocorrer em Manaus,juntamente com integrantes dos territórios do Amazonas e do Pará.

Agora, é arregaçar as mangas e colocar a mão na massa!!!